Neste artigo você entender melhor sobre o que é gengiva retraída, situação comum que pode acontecer com qualquer pessoa.
A gengiva retraída pode trazer uma série de complicações para o paciente, principalmente quando não recebe o tratamento adequado. Se a gengiva retrai a raiz do dente fica exposta e isso causa sensibilidade, mau hálito e até mesmo baixa autoestima, pois o sorriso fica desarmonioso.
Com a gengiva retraída é possível ocorrer inflamações no tecido e formar a gengivite se não for tratada causa periodontite e perda dos dentes.
Gengiva Retraída
Pode ser definida como baixo nível de gengiva, o que deixa a raiz do dente exposta, quando o paciente tem essa condição dá a sensação que os dentes estão mais alongados. O problema não escolhe homens ou mulheres, pode atingir qualquer um e em qualquer idade.
Causas da Gengiva Retraída?
O dentista precisa avaliar o paciente para identificar a causa da gengiva retraída nele, mas existem alguma pré-condições que podem ser classificadas, como:
1. Genética
Em algumas pessoas o fator genético pode ser a causa, como tecido gengival reduzido ou fino. Se os pais tiverem problemas com gengivas, a probabilidade dos filhos terem é grande.
2. Dentes mal posicionados
Pessoas com dentes mal posicionados podem ter gengivas retraídas, pois existe uma força excessiva sobre elas. O uso do aparelho ortodôntico é indicado o quanto antes para que não chegue nesse estágio.
3. Doenças periodontais
Doenças periodontais causam essa condição que leva a gengivite e periodontite. Para quem não sabe a gengivite é a inflamação das gengivas que é causada pela má higienização bucal ou escovação mal feita. Eça é uma doença silenciosa e não possui sintomas, por isso é difícil identificar.
Se a gengivite não for tratada ela evolui para periodontite (tecidos de sustentação dos dentes) e nessa fase o estágio é grave, pois existe a possibilidade do paciente perder massa óssea e o dente natural.
Por isso, as visitas regulares ao dentista devem ocorrer, pois ele irá avaliar seus dentes e identificar anomalias.
4. Má higienização
A falta de escovação e o não uso do fio dental também são fatores de risco para a gengiva retraída. Isto acontece, pois a má higienização causa a formação de placa bacteriana nos dentes. Consequentemente, a gengiva se retrai.
5. Trauma durante a escovação
Escovar os dentes de maneira inadequada e usando muita força pode lesionar a gengiva e fazer a retração. Fique atento , nem sempre muita escovação e excesso de força irão ajudar a manter seus dentes mais limpos, pense na qualidade.
A Atende Já é especialista em tratamentos odontológicos. Se você tem interesse em saber mais, entre em contato conosco!
Conheça também Ortocenter, encontre uma mais perto de você!
Conheça nossas unidades e procure uma mais perto:
Tratamentos Odontológicos Atende Já.
Tratamentos Odontológicos Ortocenter.
Exames de imagem odontológica:
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Radiodonto.
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Núcleo Imagens.