Você tem dúvidas sobre o dente siso e se é necessário extraí-lo? Se sua resposta for sim, você está no lugar certo. Nesse artigo você entenderá mais sobre esse dente que causa tanto desconforto e medo em algumas pessoas.
O Que é o Dente Siso?
Dentes sisos são os terceiros molares, que são os últimos dentes a se formarem. É esperado que nasçam 4 dentes, sendo 2 superiores e 2 inferiores. Eles se localizam no final da boca.
Os sisos completam a sua formação entre 15 e 25 anos e em algumas pessoas eles não encontram espaço o suficiente para nascerem e isso pode causar alguns problemas.
Com a evolução humana as mandíbulas foram diminuindo, devido à hábitos, o que levou a inutilização desses dentes, e essa é a causa dos Sisos causarem tantos problemas.
Quando Extrair o Dente Siso?
A extração dos dentes sisos acontecem quando o paciente começa a sentir dor e é detectado algum prejuízo à saúde. Além disso, o dente siso pode provocar dificuldades na mordida e dificuldade na higienização bucal. O cirurgião dentista é o profissional que avalia e determina se será ou não preciso removê-los. A identificação e avaliação dos dentes é feita através de exames de raio-X.
É recomendado que pessoas com idade entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista em uma clínica odontológica para que ele possa acompanhar a evolução desses dentes.
Como é a Realizada a Extração do Dente Siso?
A retirada ou extração dos dentes sisos é feita da mesma forma que se removem outros dentes, ela pode ser mais morosa devido a localização ou posição do dente. O paciente no dia da extração recebe anestesia local e o cirurgião-dentista faz a extração com instrumentos cirúrgicos. Geralmente, o procedimento leva cerca de 30 minutos ou mais, isso dependerá da complexidade.
Após o dente ser removido o cirurgião dentista faz a sutura na região e pede que o paciente morda uma gaze para conter sangramentos.
O pós operatório após a extração do dente siso precisa ser seguido à risca. Por mais que seja uma simples extração de dentes, algumas orientações são primordiais. Após a retirada é normal que ocorra inchaço ou dor, então tomar a medicação e ficar de repouso é essencial.
A Higiene bucal precisa ser reforçada nesse período, é preciso limpar suavemente a região, ingerir apenas alimentos líquidos ou pastosos nos primeiros dias. Após 5 ou 10 dias os postos são retirados, e então o paciente volta à sua vida normal, mas sempre observando o local até a cicatrização total.
O Que Acontece Se Não Remover o Dente Siso?
A não remoção dos dentes sisos pode ocorrer em sérios problemas bucais, como: dores, inchaço e infecções. Por isso é fundamental visitar o dentista regularmente para que haja sempre um acompanhamento da saúde bucal.
A Atende Já é especialista em tratamentos odontológicos. Se você tem interesse em saber mais, entre em contato conosco!
Nossas Especialidades
Alinhador Invisível / Invisalign
Conheça nossas unidades e procure uma mais perto de você:
Tratamentos Odontológicos Atende Já.
Tratamentos Odontológicos Ortocenter.
Exames – Imagem Odontológica:
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Radiodonto.
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Núcleo Imagens.