Lente de Contato Dental
Lente de Contato Dental são próteses de resina que são colocadas sobre os dentes naturais para corrigir ou melhorar a estética dos dentes. Por se tratar de material muito fino, chegando a 0,2 milímetros, elas são quase imperceptíveis ao olho nu.
Se você sempre quis saber como são aplicadas essas lentes dentais, esse artigo é para você! Aqui nós iremos mostrar como as lentes de contato dental são aplicadas, quem pode colocá-las e se existe algum efeito colateral. Vamos lá?
Como as Lentes de Contato Dental São Aplicadas?
A aplicação das lentes de contato dental é rápida e indolor. Para que você entenda melhor como funciona o preparo e a aplicação nós iremos dividir em etapas:
Lente Dental Exame e Planejamento
Antes de iniciar qualquer tratamento odontológico é necessário realizar uma consulta com um dentista especialista no assunto. Ao realizar a consulta, o dentista irá solicitar alguns exames iniciais para depois estruturar o planejamento de como serão colocadas as lentes de contato dental. Dessa forma o resultado o paciente terá o resultado esperado.
Preparação dos Dentes Para Aplicação das Lentes
Dependendo da condição dos dentes dos pacientes, antes de colocar a lente de contato dental é necessário realizar uma preparação dos dentes. Somente o dentista poderá executar esse tratamento.
Moldagem e Confecção das Lentes Dentais
Para a aplicação da lente de contato dental é necessário fazer uma moldagem que é totalmente digital. Essa moldagem é realizada via scanner intraoral que capta a imagem dos dentes e da gengiva, dessa forma é possível criar o modelo 3D. Através dessas imagens é possível confeccionar as lentes.
Aplicação da Lente de Contato Dental
Com a moldagem da lente de contato dental pronta é hora de aplicar as lentes nos dentes do paciente. Ao aplicar o dentista realiza a limpeza do dente natural e aplica as lentes, fixando-as para que fiquem acomodadas.
Afinal, Quem Pode Colocar Lentes de Contato Dentais?
As lentes de contato dentais é um tratamento odontológico que pode ser feito por qualquer pessoa que deseja melhorar o sorriso. Mas, é claro que quem define se o paciente está apto é o dentista!
Em alguns casos bem específicos as lentes dentais não são colocadas em pacientes que possuem grande acúmulo de tártaro, cáries e doenças como a gengivite ou periodontite e afins. Para isso é fundamental que o dentista realize todos os tratamentos odontológicos necessários na boca do paciente para garantir em primeiro lugar a saúde bucal.
Indicação – Lente de Contato Dental
O tratamento com lente dentária é indicado para corrigir problemas como: descoloração, amarelamento dos dentes, correção de fraturas, desgastes e lascas.
Outra função importante das lentes dentais é a sua utilização para fechamento de diastema, correção de anomalias, irregularidades na arcada dentária e revestimento de coroas ou obturações com cor alterada.
As lentes de contato dental só podem ser aplicadas em adultos, pois elas já passaram pela fase de crescimento e desenvolvimento facial.
Existem Riscos e Efeitos Colaterais ao Colocar Lentes de Contato Dental?
Apesar do tratamento ser considerado simples, a colocação das lentes dentais podem trazer alguns efeitos colaterais como a sensibilidade temporária dos dentes. Além disso, pode ser que ocorra alguma complicação também em casos em que a lente não é colocada corretamente e isso pode causar gengivite, infiltrações e cáries. Por isso, escolher uma boa clínica odontológica faz toda a diferença!
A Atende Já é especialista em tratamentos odontológicos. Se você tem interesse em saber mais, entre em contato conosco!
Conheça também Ortocenter, encontre uma mais perto de você!
Conheça nossas unidades e procure uma mais perto:
Tratamentos Odontológicos Atende Já.
Tratamentos Odontológicos Ortocenter.
Exames de imagem odontológica:
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Radiodonto.
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Núcleo Imagens.