Como Aliviar a Dor de Dente?

dor de dente

A dor de dente pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Nesse artigo iremos te ajudar a aliviar a dor de dente de forma bem simples, sem prejudicar ainda mais a área afetada. Vamos lá?

Fio Dental

Às vezes uma dor de dente não é necessariamente um processo inflamatório grave. Então, antes de pensar o pior, procure realizar a higiene dos seus dentes. O fio dental ajuda a retirar restos de comida que pode estar preso na divisão dos dentes e isso deixa a região bem dolorida. 

Após passar o fio dental em todos os dentes faça a escovação suave, principalmente na área dolorida, evite colocar muita força.

Compressa de Gelo

Uma forma de aliviar a dor de dente de forma rápida é colocar bolsa de gelo na região, tomando cuidado para não queimar a pele do rosto nesse processo. Para evitar, cubra o gelo com uma toalha, permaneça com a compressa por 15 minutos e repita 3 vezes.  

Faça Uso de Medicamentos

Para fazer o uso de medicamentos quando se tem dor de dente é necessário consultar um dentista. Somente ele poderá lhe indicar o melhor para poder aliviar o processo inflamatório. 

Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar a dor de dente, mas é importante a prescrição do dentista, principalmente para crianças.

Analgésico X Anti-Inflamatório

Os analgésicos são para dores mais leves e moderadas que podem ser a Dipirona e o Paracetamol. 

Os anti-inflamatórios são para casos em que a dor de dente é mais intensa, podemos citar que a Aspirina e o Ibuprofeno podem ajudar.

Agende Uma Consulta com o Dentista

Tratar uma dor de dente em casa ajuda no alívio imediato da dor de dente, mas não resolve o problema. Após dois dias, se a dor não diminuir procure ajuda de um profissional dentista, pois ele irá fazer a avaliação e o tratamento correto para acabar com a dor. 

Alimentação Fria

A alimentação fria ajuda a diminuir a dor de dente. Alguns alimentos que podem ser acrescentados na sua dieta durante esse processo são: sopas trituradas e frias, gelatina sem açúcar, vitaminas e sucos

O Que Causa a Dor de Dente? 

A dor de dente pode ser ocasionada por cáries e outros problemas bucais. O nascimento do dente do siso também é um fator que pode desencadear a dor.

Podemos citar que traumas e fraturas na boca podem levar à essa condição. 

Veja alguns fatores que podem desencadear a dor de dentes: 

  • Fratura no dente: À fratura são pequenas rachaduras que com o tempo podem deixar os dentes sensíveis e aumentar a trinca com o tempo.
  • Dente sensível: O desgaste do esmalte dos dentes ou a retração da gengiva acaba deixando a dentina exposta, o que leva a dor.
  • Bruxismo: Quem tem bruxismo, às vezes, acaba descobrindo esse problema muito tarde. A dor causada pelo bruxismo pode ser não só nos dentes, mas também no ouvido, cabeça e maxilar.
  • Inflamação: A inflamação que afetam a gengiva ou que estejam relacionadas às cáries atingem os nervos. Sensibilidade, inchaço e febre são alguns sintomas. Caso não seja tratada em tempo hábil é necessário extrair o dente.  

Como Prevenir a Dor de Dente

A prevenção é o melhor remédio para quem quer evitar a dor dente. Veja algumas dicas:

  • Realizar a higiene dos dentes e língua diariamente;
  • Utilizar escova de cerdas macia;
  • Utilize o creme dental que seja contenha flúor;
  • Utilize o fio dental diariamente;
  • Utilize antisséptico bucal, que pode ser água oxigenada volume 10;

Como Aliviar a Dor de Dente Rápido

Para aliviar a dor de dente de forma rápida, utilize o fio dental para retirar restos de alimentos entre os dentes.

Faça o uso das medicações citadas no artigo. Realizar a higiene bucal com água oxigenada volume 10, ajuda a eliminar bactérias que possam estar causando a dor dente. Caso não tenha a solução, o própolis ajuda bastante. 

Lembre-se, essas dicas serão eficazes para alívio rápido até que a visita ao dentista não seja feita. Nenhum desses métodos tem garantia. A consulta com o dentista é indispensável para avaliação e tratamento. 

Os dentes são os responsáveis, não apenas pela estética ou para o ato de triturar os alimentos, eles também auxiliam na comunicação.

A Atende Já é especialista em tratamentos odontológicos. Se você tem interesse em saber mais, entre em contato conosco!

Nossas Especialidades

Dentista Clínica Geral

Lentes de Contato Dental

Prótese Protocolo Dentária

Alinhador Invisível / Invisalign

Implante Dentário

Conheça nossas unidades e procure uma mais perto de você:

Tratamentos Odontológicos Atende Já.

Tratamentos Odontológicos Ortocenter.

Exames – Imagem Odontológica:

Raio X Dental e Tomografia Odontológica Radiodonto.

Raio X Dental e Tomografia Odontológica Núcleo Imagens.

Comments are closed.

Santa Luzia - Minas Gerais

Rua Marechal Hermes da Fonseca, 261, Boa esperança

Telefone:

(31) 3641.1195

Whatsapp

(31) 9 7217-9718
Mande uma mensagem
Precisa de atendimento?
Olá, 👋
como podemos te ajudar?